O writing é a habilidade de escrita em inglês e, assim como o speaking, é uma habilidade ativa, ou seja, é a nossa produção em língua inglesa (nesse caso, em forma de texto escrito).
Grande parte da comunicação é escrita: emails, social media messages, text messages, web groups/forums, etc., entretanto, os textos são curtos, com muitas abreviações, escritos em linguagem coloquial e muitas vezes incorreta.
Devido a essas características da escrita moderna, muitas pessoas tem dificuldade para escrever e até mesmo compreender textos mais longos e mais elaborados na língua materna e essas dificuldades são naturalmente transferidas para a escrita em língua inglesa.
Entre as principais dificuldades estão:
- Insegurança: não sentir confiança ao escrever na língua materna e na língua inglesa.
- Não saber ou não conseguir organizar as ideias e colocá-las em um texto de forma coerente.
- Não possuir amplo conhecimento de vocabulário e gramática, o que pode interferir na coesão do texto.
- Ter problemas com a grafia das palavras e pontuação de textos.
Visto que as dificuldades com o writing não são poucas e no intuito de auxiliar os alunos que precisam desenvolver essa habilidade, tanto para o dia a dia quanto para quem vai prestar exames internacionais em língua inglesa, a Universidade de Cambridge disponibilizou gratuitamente o site Write & Improve.com.
Escrita Formal e Informal em Inglês
Cambridge Write & Improve – Writing
O site Cambridge Write & Improve permite que você escreva textos em diferentes níveis de inglês (beginner, intermediate ou advanced). Você escolhe o tema da escrita, obedecendo ao número de palavras proposto, e submete para análise online.
Em segundos você recebe as sugestões de correção e um gráfico atestando o nível de inglês do seu texto dentro do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). O texto pode ser reescrito e o gráfico mostrará as cinco últimas correções.
Ao escrever, certifique-se de que o seu texto tenha “começo, meio e fim”. E sempre tenha em mente a sua audiência, ou seja, quem vai ler o seu texto. A sua escrita tem que ser clara, objetiva, coesa e coerente para que o leitor não tenha dificuldade para entender a sua mensagem.
Mantenha os seus textos em um portfólio para acompanhar o progresso da sua habilidade de escrita. Sempre que possível, selecione um desses textos, reescreva-o e compare as duas versões. Analise as diferenças e perceba a sua evolução.
Se você quer escrever bem em inglês, não há segredos nem fórmulas mágicas – tem que praticar a escrita!