Transcrição Fonética do Inglês

Você já deve ter reparado que, em inglês, nós não pronunciamos as palavras da maneira como elas são escritas e, por isso, a pronúncia é um grande desafio para quem quer falar o idioma.

É claro que você pode recorrer à sua teacher ou ao seu teacher para saber como falar uma determinada palavra, mas existe uma ferramenta linguística que te torna independente em relação à pronúncia da língua inglesa.

Essa ferramenta linguística se chama transcrição fonética do inglês.

Essa ferramenta é super útil porque sabendo ler as transcrições fonéticas do inglês, você sabe a pronúncia de qualquer palavra sem precisar ouvi-la.

Mas o que é a transcrição fonética do inglês?

A transcrição fonética do inglês é um conjunto de símbolos que representam graficamente a pronúncia de uma palavra ou frase.

Ou seja, a transcrição fonética deixa a pronúncia de uma palavra ou frase “visual“.

Os sons que gente produz e ouve no idioma se tornam visuais.

Calma que eu vou te explicar tudo!

Quando nós abrimos um bom dicionário de inglês, seja físico ou online, nós nos deparamos com um conjunto de símbolos ao lado de cada palavra.

Esses símbolos são a transcrição fonética da palavra e ela nos mostra como a palavra deve ser pronunciada.

Veja abaixo os exemplos de transcrições fonéticas, grifados em vermelho.👇

E o que são esses símbolos? De onde eles vêm?

Esses símbolos se chamam símbolos fonéticos e cada símbolo representa um som da língua inglesa.

A língua inglesa tem 44 sons (considerando o inglês britânico) e esses sons formam o alfabeto fonético do inglês (cada um dos 44 sons é representado por um símbolo fonético).

Esses símbolos não foram inventados ou criados aleatóriamente. Eles fazem parte do alfabeto fonético internacional ou IPA (International Phonetic Alphabet).

O IPA é o alfabeto fonético que contém todos os sons que são produzidos (vogais e consoantes) em todas as línguas catalogadas. O IPA também inclui outros elementos como os diacríticos (sinais graficos que indicam algumas características dos sons), acentos e outros símbolos.

Ao estudar os sons da língua inglesa, você aprende os símbolos fonéticos que os representam. Sabendo os símbolos e os sons você é capaz de ler as transcrições fonéticas que estão nos dicionários e, assim, saber a pronúncia das palavras.

E como aprender os sons, os símbolos e a leitura das transcrições fonéticas do inglês?

Vou começar te falando onde você não vai aprender a ler as transcrições fonéticas do inglês: em cursos regulares de inglês (nesses cursos você vai aprender gramática e vocabulário e vai desenvolver as habilidades de reading, writing, speaking and listening).

Para aprender, você pode comprar materiais importados, pode estudar letras ou linguística e ter aulas sobre o assunto e também pode aprender de maneira autodidata.

Ou… você pode estudar comigo!

Quando eu fiz o meu primeiro curso de pronúncia do inglês (lá no século passado…rs), eu nem sabia exatamente o que eu ia estudar…mas foi lá que eu comecei a aprender sobre a produção de sons, sobre a pronúncia das palavras e a pronúncia das frases.

Sendo teacher, me apaixonei pelo maravilhoso mundo da pronúncia do inglês, continuei estudando e, por saber o quanto esse conteúdo é importante e ajuda os alunos a desenvolver a oralidade no idioma, comecei a ensinar pronúncia nas minhas aulas também.

E, mais recentemente, desenvolvi um curso específico para quem quer aprender a ler as transcrições fonéticas do inglês e, assim, saber a pronúncia de qualquer palavra no idioma.

O curso, que se chama Transcrição Fonética do Inglês na Prática, tem aulas enxutas e muita prática e você encontra todas as informações sobre ele nesse link.

Você pode saber mais sobre mim lendo o texto e assistindo os dois vídeos que estão aqui.

E, se você tiver alguma dúvida, você pode me enviar um e-mail: [email protected]

My best to you!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.