Speaking é a comunicação oral em língua inglesa e falar inglês “sem pensar em português” ou falar inglês “como falamos português” é, sem dúvida, o maior objetivo de quem estuda o idioma.
Falar “bem” a língua inglesa requer uma combinação de fatores que incluem um conhecimento mínimo de gramática e vocabulário, uma grande atenção a diversos aspectos da pronúncia (stress, entonação, link de palavras, produção correta dos sons, etc.), o uso de repair strategies (parafrasear, solicitar repetição ou explicação, etc.) e confiança.
O speaking é, provavelmente, a habilidade mais difícil de ser desenvolvida (ou será o listening?). Isso se deve a alguns fatores, tais quais:
- Ter vergonha de se expor.
- Ter medo de falar errado.
- Não conseguir formar frases ou precisar de muito tempo para formá-las.
- Ficar nervoso (a) e não conseguir pensar no que irá falar.
- Acreditar que não possui conhecimento suficiente para falar inglês.
- Sentir insegurança em relação à pronúncia.
- “Travar” ou “bloquear” na hora de falar.
A maioria dos aprendizes da língua inglesa vai ter algumas dessas dificuldades e cada um vai ter o seu momento e a sua maneira de superá-las.
Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?
Formação de Frases em Inglês
A construção de frases costuma ser um grande problema para quem quer falar inglês. A frase “eu entendo o que a pessoa diz, mas não consigo falar” descreve o que acontece com muitas pessoas.
Existem diversas formas de se comunicar e a mesma ideia pode ser transmitida de várias maneiras, mas, se você quer um ponto de partida para formar as suas frases, tenha em mente essa estrutura básica:
>> Sentença: sujeito + verbo + complemento
Onde:
Sujeito: é quem, o que ou sobre o que se fala (seu vizinho, seu cachorro, seu casamento, sua casa, suas viagens, seus amigos, a economia, etc.).
Verbo: é a ação (correr, falar, estudar, dançar, dirigir, etc.) ou o estado (pensar, opinar, sentir, pertencer, acreditar, etc.).
Complemento: é a finalização da sua sentença (se houver).
Exemplo 1:
Eu sou professora.
Sujeito: Eu (I)
Verbo: sou (am)
Complemento: professora (a teacher)
Na sentença: I am a teacher. / I’m a teacher.
Exemplo 2:
Muitas pessoas querem aprender inglês.
Sujeito: Muitas pessoas (A lot of people)
Verbo: querem (want to)
Complemento: aprender inglês (learn English)
Na sentença: A lot of people want to learn English.
Reiterando: essa estrutura é básica, normalmente existem diversas maneiras de expressar a mesma ideia.
Caso você esteja se questionando quanto à gramática: sim, ela é necessária. Se você não tiver conhecimento gramatical básico (A2/B1), vai ser praticamente impossível se comunicar com o mínimo de accuracy, ou seja, você provavelmente vai falar errado.
É muito popular a ideia de que a gramática não deve ser estudada, que ela é desnecessária ou que deve ser aprendida do mesmo jeito que as crianças aprendem a língua materna.
Gramática é importante e deve ser estudada, mas, crianças e adultos possuem processos cognitivos diferentes, ou seja, aprendem de formas diferentes, portanto, as metodologias tem que ser diferenciadas.
Speaking e Fluência em Inglês
A fluência não é algo que acontece do dia para a noite. Ela é desenvolvida através da continuidade dos estudos, da prática das habilidades de listening e speaking e da exposição à língua inglesa.
A fluência não tem “data” para chegar e o aprendizado do idioma não tem fim. Você pode “terminar” o seu curso de inglês e não estar fluente e, na verdade, é isso que geralmente acontece.
Algumas pessoas tem mais fluidez na comunicação, mas não tem (ou tem pouca) accuracy, outras têm menos fluidez, mas tem mais accuracy. A fluidez refere-se à fala contínua, com pouca hesitação, a conversa que flui com naturalidade. Accuracy significa precisão gramatical.
Tenha como foco o equilíbrio entre os dois: fluidez e accuracy.
Não espere que o seu inglês fique p-e-r-f-e-i-t-o para você começar a se comunicar e não tenha “medo de errar”.
Só vou falar quando o meu inglês for perfeito!
Sempre tente se comunicar usando o inglês que você tem dentro de si, ou seja, tente se expressar com o inglês que você possui, mesmo que para isso você tenha que “simplificar” a sua ideia. O importante é transmitir a sua mensagem com sucesso e da melhor forma possível utilizando o inglês que você já internalizou.
Cada oportunidade de se comunicar em inglês é única e cada conversa vai te dar mais segurança e confiança no uso do idioma.
Praticando o Speaking Sozinho (a)
A maioria dos alunos acredita que não é possível praticar o speaking sozinho, mas existem técnicas que permitem essa prática e apresentam resultados excelentes.
Uma técnica muito simples é a leitura em voz alta. Isso talvez não seja novidade para você, mas é importante saber como fazê-la.
Para fazer a leitura de qualquer texto em voz alta é necessário ter o áudio do texto que você vai ler. Ele vai ser o parâmetro para você avaliar se a sua leitura está satisfatória ou não.
Eu sugiro que você ouça o áudio algumas vezes antes de iniciar a leitura em voz alta.
Essa prática vai ajudar a melhorar a sua pronúncia e entonação e, consequentemente, te dará mais confiança ao se comunicar em inglês.
Se possível, grave, ouça e analise se a sua leitura ficou parecida com o áudio. Regrave quantas vezes for necessário e, quando estiver satisfeito, escolha outro texto e recomece a atividade.
Se você quer falar inglês de forma clara, correta, bonita e fluente, não há segredos nem fórmulas mágicas – tem que praticar!
2 replies to "Speaking – Comunicação Oral em Inglês"
Super thanks for this written treasure!
Happy to help 🙂