Speaking é a comunicação oral em língua inglesa e falar inglês “sem pensar em português” ou falar inglês “como falamos português” é, sem dúvida, o maior objetivo de quem estuda o idioma.

Falar “bem” a língua inglesa requer uma combinação de fatores que incluem um conhecimento mínimo de gramática e vocabulário, uma grande atenção a diversos aspectos da pronúncia (stress, entonação, link de palavras, produção correta dos sons, etc.), o uso de repair strategies (parafrasear, solicitar repetição ou explicação, etc.) e confiança.

O speaking é, provavelmente, a habilidade mais difícil de ser desenvolvida (ou será o listening?). Isso se deve a alguns fatores, tais quais:

  • Ter vergonha de se expor.
  • Ter medo de falar errado.
  • Não conseguir formar frases ou precisar de muito tempo para formá-las.
  • Ficar nervoso (a) e não conseguir pensar no que irá falar.
  • Acreditar que não possui conhecimento suficiente para falar inglês.
  • Sentir insegurança em relação à pronúncia.
  • “Travar” ou “bloquear” na hora de falar.

A maioria dos aprendizes da língua inglesa vai ter algumas dessas dificuldades e cada um vai ter o seu momento e a sua maneira de superá-las.

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Formação de Frases em Inglês

A construção de frases costuma ser um grande problema para quem quer falar inglês. A frase “eu entendo o que a pessoa diz, mas não consigo falar” descreve o que acontece com muitas pessoas.

Existem diversas formas de se comunicar e a mesma ideia pode ser transmitida de várias maneiras, mas, se você quer um ponto de partida para formar as suas frases, tenha em mente essa estrutura básica:

>> Sentença: sujeito + verbo + complemento

Onde:

Sujeito: é quem, o que ou sobre o que se fala (seu vizinho, seu cachorro, seu casamento, sua casa, suas viagens, seus amigos, a economia, etc.).

Verbo: é a ação (correr, falar, estudar, dançar, dirigir, etc.) ou o estado (pensar, opinar, sentir, pertencer, acreditar, etc.).

Complemento: é a finalização da sua sentença (se houver).

Exemplo 1:

Eu sou professora.

Sujeito: Eu (I)

Verbo: sou (am)

Complemento: professora (a teacher)

Na sentença: I am a teacher. / I’m a teacher.

Exemplo 2:

Muitas pessoas querem aprender inglês.

Sujeito: Muitas pessoas (A lot of people)

Verbo: querem (want to)

Complemento: aprender inglês (learn English)

Na sentença: A lot of people want to learn English.

Reiterando: essa estrutura é básica, normalmente existem diversas maneiras de expressar a mesma ideia.

Caso você esteja se questionando quanto à gramática: sim, ela é necessária. Se você não tiver conhecimento gramatical básico (A2/B1), vai ser praticamente impossível se comunicar com o mínimo de accuracy, ou seja, você provavelmente vai falar errado.

É muito popular a ideia de que a gramática não deve ser estudada, que ela é desnecessária ou que deve ser aprendida do mesmo jeito que as crianças aprendem a língua materna.

Gramática é importante e deve ser estudada, mas, crianças e adultos possuem processos cognitivos diferentes, ou seja, aprendem de formas diferentes, portanto, as metodologias tem que ser diferenciadas.

Speaking e Fluência em Inglês

A fluência não é algo que acontece do dia para a noite. Ela é desenvolvida através da continuidade dos estudos, da prática das habilidades de listening e speaking e da exposição à língua inglesa.

A fluência não tem “data” para chegar e o aprendizado do idioma não tem fim. Você pode “terminar” o seu curso de inglês e não estar fluente e, na verdade, é isso que geralmente acontece.

Algumas pessoas tem mais fluidez na comunicação, mas não tem (ou tem pouca) accuracy, outras têm menos fluidez, mas tem mais accuracy. A fluidez refere-se à fala contínua, com pouca hesitação, a conversa que flui com naturalidade. Accuracy significa precisão gramatical.

Tenha como foco o equilíbrio entre os dois: fluidez e accuracy.

Não espere que o seu inglês fique p-e-r-f-e-i-t-o para você começar a se comunicar e não tenha “medo de errar”.

Só vou falar quando o meu inglês for perfeito!

Sempre tente se comunicar usando o inglês que você tem dentro de si, ou seja, tente se expressar com o inglês que você possui, mesmo que para isso você tenha que “simplificar” a sua ideia. O importante é transmitir a sua mensagem com sucesso e da melhor forma possível utilizando o inglês que você já internalizou.

Cada oportunidade de se comunicar em inglês é única e cada conversa vai te dar mais segurança e confiança no uso do idioma.

Praticando o Speaking Sozinho (a)

A maioria dos alunos acredita que não é possível praticar o speaking sozinho, mas existem técnicas que permitem essa prática e apresentam resultados excelentes.

Uma técnica muito simples é a leitura em voz alta. Isso talvez não seja novidade para você, mas é importante saber como fazê-la.

Para fazer a leitura de qualquer texto em voz alta é necessário ter o áudio do texto que você vai ler. Ele vai ser o parâmetro para você avaliar se a sua leitura está satisfatória ou não.

Eu sugiro que você ouça o áudio algumas vezes antes de iniciar a leitura em voz alta.

Essa prática vai ajudar a melhorar a sua pronúncia e entonação e, consequentemente, te dará mais confiança ao se comunicar em inglês.

Se possível, grave, ouça e analise se a sua leitura ficou parecida com o áudio. Regrave quantas vezes for necessário e, quando estiver satisfeito, escolha outro texto e recomece a atividade.

Se você quer falar inglês de forma clara, correta, bonita e fluente, não há segredos nem fórmulas mágicas –  tem que praticar!

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