Por que você quer aprender inglês? Essa é a minha pergunta para você hoje.
Quando decidimos iniciar um novo projeto, o fazemos porque há um propósito por trás dele. Existe uma razão, um objetivo, um resultado a ser atingido com esse projeto. Se não houvesse, nós nem pensaríamos nele.
Então, a primeira reflexão é:
>> Por que você quer aprender inglês?
Essa reflexão é extremamente importante porque você irá se reportar à ela sempre que precisar de motivação para prosseguir com os estudos.
É vital saber qual é o seu propósito para aprender uma nova língua porque se você não tiver essa resposta clara na sua mente, você provavelmente não vai pagar o preço necessário para atingir esse objetivo.
E isso leva à segunda reflexão:
>> Você está disposto a dedicar horas da sua vida, provavelmente do seu lazer, para ir às aulas, fazer as lições de casa, redações, apresentações, estudar para provas, ler, ler, ler e ouvir, ouvir e ouvir em inglês?
Está disposto a inserir o idioma no seu dia a dia por muitos anos ou pela vida toda? O seu objetivo vale o sacrifício que será feito?
Não há atalhos. É necessário algum sacrifício para se conquistar um benefício que agregue valor à vida. Esse sacrifício envolverá entre outras coisas, tempo, dinheiro, paciência e comprometimento.
A terceira reflexão refere-se aos paradigmas que a grande maioria das pessoas carrega em si:
>> Você compreende que a sua idade, as suas experiências passadas, os seus “bloqueios” e as suas dificuldades não são impeditivos para você aprender a língua inglesa?
É preciso mudar a forma de pensar e adquirir uma mentalidade que não procure motivos externos para justificar dificuldades internas.
É preciso abandonar essas crenças e aceitar que as pessoas aprendem de maneiras e em ritmos diferentes, mas todas podem aprender e, no fim das contas, o único responsável pela sua aprendizagem é você mesmo.
Cabe a você superar os seus bloqueios e dificuldades. Os recursos materiais, humanos e virtuais que são auxiliares do processo de ensino vão te ajudar, mas não podem fazer “a sua parte”.
A quarta reflexão é quanto ao momento atual.
>> Você tem certeza que esse é o momento certo para iniciar ou dar continuidade aos seus estudos?
Se você está para casar, acabou de ter um filho, está fazendo faculdade de segunda a sábado e trabalha 9 horas por dia no mínimo, talvez o momento não seja o mais apropriado, mesmo que a vontade seja enorme. Defina qual é a sua prioridade atual e foque nela – mesmo que o inglês tenha que esperar mais um pouco.
Se depois de toda essa reflexão você chegar à conclusão de que você realmente quer aprender inglês, que o sacrifício vale o benefício e que esse é o momento exato, go for it!
Decida onde, como e quando você vai estudar. Planeje a sua agenda reservando espaço para o seu novo projeto. Foque, dedique-se e dê sempre o seu melhor.
Assim, o resultado virá!
Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?
Happy learning!