O listening é difícil? O listening é uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida ao estudar inglês, mas, por vivermos em um país de língua portuguesa não temos exposição diária e constante ao idioma e a falta desse contato dificulta a sua compreensão.

Entretanto, além da falta de exposição ao idioma, outros fatores influenciam negativamente o entendimento do inglês falado.

Nesse post eu trago algumas reflexões sobre aspectos da língua inglesa que dificultam o listening.

Coloquialismo

O grau de formalidade ou informalidade do texto falado afeta a pronúncia, o vocabulário e a gramática utilizada facilitando ou dificultando a sua compreensão.

Outro aspecto que pode dificultar a compreensão é a maneira natural que os nativos têm de falar, ou seja, as palavras podem ser pronunciadas sem pausas e algumas sílabas ou sons podem ser omitidos ou eliminados.

Isso significa que uma sentença pronunciada integralmente (sem a naturalidade dos nativos) pode ser facilmente entendida, mas, quando pronunciada por um nativo, pode tornar-se inteligível.

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Redundância

Em conversas, muitas vezes o que é expressado é repetido, corrigido ou refraseado para que a compreensão do ouvinte seja assegurada. O uso dessas estratégias auxilia a compreensão do listening.

Em passagens mais longas, essas estratégias podem não ser usadas, dificultando o entendimento do listening.

Distração

A distração é caracterizada por algum barulho, imagem ou acontecimento externo. Erros de pronúncia também podem distrair o ouvinte.

Nos casos de distração, se a conversa for real (não gravada) o ouvinte pode pedir ao falante que repita o que foi dito (ask for clarification). Entretanto, se tratar-se de um texto gravado, a compreensão do que foi falado pode ficar seriamente comprometida.

Espontaneidade

Em uma conversa espontânea há pausas frequentes, sobreposições de palavras, velocidade maior ou menor, hesitações, interrupções e reações emocionais que mudam o ritmo da fala. O efeito de todas essas ocorrências pode dificultar a compreensão do que é falado.

Tamanho do Listening

Muitos exercícios de listening que são propostos na sala de aula são longos e muitas vezes tornam-se mais um teste de memória do que um exercício de compreensão auditiva.

Em diálogos, as falas são mais curtas e intercaladas entre os participantes, o que facilita a compreensão do listening.

Ausência Física do Falante

A maioria dos exercícios de listening é gravada e não há oportunidade de observar a expressão facial, postura, direção dos olhos, os gestos da pessoa que está falando. Esses fatores influenciam a compreensão do que está sendo dito.

Sons

O uso de vogais longas e curtas e a presença de alguns sons inexistentes na língua portuguesa igualmente dificultam a compreensão do inglês falado.

Existem outros aspectos relacionados à pronúncia que também complicam a compreensão auditiva da língua inglesa, mas isso é matéria para outro post!

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