listening é uma habilidade receptiva que, assim como o reading, promove um imenso input da língua inglesa e contribui significativamente para a melhora da compreensão e produção do inglês de maneira geral.

Porém, para que você desenvolva essa habilidade plenamente é essencial que haja prática auditiva intensa e constante.

Esse treino é necessário para que você tenha contato não apenas com gramática e vocabulário em uso, mas também com outros importantes aspectos da língua inglesa, tais como pronúncia, entonação, stress, ritmo, linkings, contrações e diferentes sotaques.

Por que o listening é difícil?

Dificuldades do Listening

Em geral, os alunos apresentam algumas dificuldades muito semelhantes em relação ao listening. Entre elas estão:

  •  Velocidade: a sensação ou impressão de que as pessoas falam muito rápido varia de acordo com o grau de compreensão do listening e tende a mudar conforme a compreensão aumenta.
  • Dificuldade em reconhecer as palavras faladas: é muito comum o aluno não compreender as palavras faladas, mas reconhecê-las quando estão escritas. Isso pode ocorrer devido à pronúncia, linkings ou sotaque.
  • O assunto geral é entendido, os detalhes não: os alunos compreendem o contexto geral do que está sendo falado, mas não entendem os detalhes.
  • Ter “medo” de listening: antes de ouvir, os alunos acreditam que não vão entender nada (ou quase nada).
  • Os alunos “entendem” o listening, mas não conseguem contar para outra pessoa o que ouviram. É preciso ficar muito atento a essa dificuldade, pois, se o aluno não consegue recontar o que ele ouviu, provavelmente é porque não entendeu o texto falado.

Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?

Prever para Entender Melhor o Listening

Na maioria das vezes a comunicação é interativa e normalmente podemos prever como um diálogo se desenvolverá em determinadas ocasiões, como por exemplo, quando estamos em uma loja, na padaria, alugando um carro, fazendo matrícula na faculdade, quando encontramos um amigo, etc.

Presumir o que pode ser falado em uma determinada situação reduz a ansiedade em relação ao listening e preserva a sua energia para que você possa se concentrar nas partes do diálogo que demandam mais atenção.

Sem dúvida alguma não é possível prever tudo, mas, prever o que é possível é de grande ajuda na compreensão do inglês falado.

Quantas Vezes Ouvir o Texto Falado

Os autores de materiais para professores (ELT authors) divergem sobre a quantidade ideal de vezes que um aprendiz da língua inglesa deve ouvir um áudio.

Penny Ur sugere que devemos extrair o máximo de informação em um listening tocado uma única vez, visto que na vida real não repetimos várias vezes o que falamos.

Jim Scrivener acredita que devemos ouvir quantas vezes forem necessárias, uma vez que o esforço que fazemos para entender o listening eleva a nossa capacidade de audição.

Jeremy Harmer diz que para tirar o máximo benefício de um listening, devemos ouvir duas ou mais vezes. Segundo ele, cada vez que o listening é ouvido, o aluno se sente mais seguro e entende mais.

Cada listening que você ouvir terá um grau de dificuldade maior ou menor.

O meu conselho é que você ouça quantas vezes você achar necessário – ouça mais vezes os áudios que você considerar mais difíceis e menos vezes os mais fáceis.

Como Ouvir

Não ouça tentando entender absolutamente tudo o que é falado, palavra por palavra. Essa prática é desnecessária, estressante e muitas vezes frustrante.

Escolha o listening, relaxe e escute sem pausas uma ou mais vezes. Se necessário, após escutar sem pausas, repita os trechos mais difíceis para você ouvi-los com maior atenção.

O Que Fazer Após Ouvir

Sempre que houver a possibilidade de conferir o transcript, confira-o. É através da conferência que você saberá o quanto do listening você realmente entendeu.

Continue praticando a audição em inglês com frequência. Quanto mais você praticar, mais você vai entender e melhor vai ser o seu inglês.

Se você ficar exposto ao listening apenas na aula, o desenvolvimento da habilidade auditiva será pequeno e você, provavelmente, terá dificuldade para entender o inglês falado.

Praticando o Listening

Existem muitas maneiras para você praticar o listening e uma delas é acessando o site VOA Learning English. No site você encontra inúmeros artigos com áudio em três níveis de inglês.

Confira como você pode usar o site para praticar o listening:

  • Para acessar os áudios com os artigos, escolha o nível de inglês no menu (levels 1, 2 ou 3).
  • Na página referente ao nível de inglês escolhido, escolha o artigo.
  • Ao acessar o artigo, basta clicar no áudio e ouvi-lo quantas vezes você precisar para entender o máximo possível de informações.
  • Em seguida você pode ler o artigo para conferir se o que você entendeu está correto ou não.

>> No “audio menu” do site há transmissão de notícias diárias dos EUA e do mundo provenientes do site VOA News (Voice of America News).

As transmissões são especialmente preparadas para aprendizes da língua inglesa – elas têm duração de trinta minutos, a velocidade da fala dos apresentadores é reduzida e o vocabulário é adaptado. Também há explicação de vocabulário e gramática.

Se você quer compreender melhor os filmes e músicas em inglês, não há segredos nem fórmulas mágicas – tem que praticar muito a audição!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.