História da língua inglesa no Brasil traz uma retrospectiva sobre a inserção do ensino da língua inglesa na grade escolar educacional.

Esse texto faz parte da minha monografia de pós-graduação (Mídias na Educação/2013) e por isso tem uma linguagem diferente dos posts que você lê aqui no blog.

Eu decidi fazer uma publicação com esse texto porque eu estava conversando com uma aluna sobre o ensino na língua inglesa nas escolas e ela me perguntou algo sobre “como a língua inglesa foi parar nas escolas”.

Talvez você tenha essa dúvida também!

Eu simplifiquei um pouco o texto e tirei as referências para deixar a leitura mais fluida.

Good reading!

Metodologias de Ensino de Inglês

 História da Língua Inglesa no Brasil 

Por um período que durou pouco mais de dois séculos (após o descobrimento) coube aos jesuítas o papel de educadores e, naquele momento, o grego e o latim eram as línguas dominantes no Brasil.

Esse período encerra-se com a expulsão dos jesuítas durante a chamada Reforma Pombalina em 1759 e o Estado faz a sua primeira tentativa de gerir a educação da colônia.

Em 1808, Dom João e a família real chegam ao Brasil.

Em 1809, devido à necessidade de firmar e manter acordos comerciais, motivados principalmente pela abertura dos portos para o comércio estrangeiro, o Príncipe Regente criou, através de decreto, as primeiras cadeiras de língua estrangeira no Brasil: língua Ingleza e língua franceza, nomeando, posteriormente, o padre irlandês John Joyce o primeiro professor oficial da corte portuguesa.

Em novembro de 1838, abre-se o Imperial Collégio de Pedro II e, no mesmo documento que decreta a abertura deste, consta a língua ingleza como disciplina a ser inserida no programa de ensino. O colégio, totalmente subsidiado pelo Estado baseava-se nos estatutos dos liceus franceses e foi de fundamental importância por marcar a inserção da língua inglesa no currículo escolar brasileiro.

No período imperial, entretanto, o ensino da língua inglesa enfrentava um sério problema: metodologia inadequada, que se baseava exclusivamente na tradução de textos e análise gramatical.

Na primeira república, o ensino da língua grega é abolido e as línguas alemã e inglesa passam a ser disciplinas exclusivas. Porém, por não ser obrigatório, o ensino dessas línguas foi substituído pela aplicação de um exame.

Devido a um grande aumento da imigração no fim do século XIX e no início do século XX, muitas colônias construíram suas próprias escolas a fim de manter sua cultura e língua materna.

Por volta de 1917, devido a uma onda nacionalista voltada ao campo educacional, essas escolas estrangeiras foram fechadas e, em 1920, decretou-se a proibição do ensino de línguas estrangeiras para crianças menores de 10 anos.

Em 1930 criou-se o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, houve uma reforma na educação, proposta pelo ministro Francisco Campos, que beneficiou o ensino das línguas estrangeiras e adotou uma nova metodologia: o método direto, onde a língua era ensinada através do uso dela própria.

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Com a Reforma Capanema de 1942, o ensino foi dividido em ciclos (ginásio, clássico e científico) e o MEC passou a ser responsável pela educação.

Foi enfatizado o estudo das línguas estrangeiras e a metodologia focava não apenas o estudo das habilidades ativas e receptivas (ouvir, falar, ler e escrever), mas também o desenvolvimento da observação e da reflexão, o conhecimento e a aceitação da cultura estrangeira. A partir dessa reforma, ferramentas áudio visuais como o giz colorido, ilustrações, objetos, discos e filmes passam ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem.

Desde a época do império, a língua francesa tinha lugar de destaque no ensino brasileiro, mas, a chegada do cinema falado na década de 1920 culminou com a inserção e maior aceitação da língua inglesa na cultura brasileira.

A vontade e a necessidade de aprender a língua inglesa aumentaram significativamente após a segunda guerra mundial com a dependência econômica do Brasil em relação aos Estados Unidos.

Em 1960, o método áudio-oral começa a ser implantado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Devido à segunda guerra mundial havia necessidade de aprendizagem de uma língua estrangeira de forma rápida. Nesse método os soldados estudavam entre seis e nove meses com sessões diárias de sete a nove horas.

Com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1961 a língua francesa e o latim foram retirados da grade curricular ou tiveram a sua carga horária reduzida significativamente, mas o ensino da língua inglesa não sofreu expressivas alterações. O ensino de uma língua estrangeira passou a ser opcional no ensino médio e aumentou a opção pela língua inglesa.

A LDB de 1971 enfatizou a habilitação profissional e provocou uma expressiva redução na carga horária de língua estrangeira. Em 1976 as línguas estrangeiras tornam-se obrigatórias no segundo grau e, em 1996, uma nova LDB tornou obrigatório o ensino de uma língua estrangeira moderna no ensino fundamental e no ensino médio, promovendo a hegemonia da língua inglesa na grade curricular de língua estrangeira.

Gostou de conhecer um pouco sobre a história da língua inglesa no Brasil? Deixe seu comentário abaixo e sinta-se à vontade para acrescentar alguma informação referente ao tema.

Se quiserem mencionar o meu texto na monografia:

> Referência desse texto:

FRANCO, T. História da Língua Inglesa no Brasil. 2019. Disponível em <https://tisbefranco.com.br/historia-da-lingua-inglesa-no-brasil>. Acesso em: (colocar a data que você encontrou essa página).

> Referência da monografia:

FRANCO, T. Monografia: Desafio Digital: O Ensino da Língua Inglesa com o Uso de Tecnologias Modernas. UFPE/USP. São Paulo, 2013.

8/5/23: Site com extensa pesquisa sobre a história do ensino de línguas no Brasil:

helb.org.br

6/8/2020: Muitas pessoas me escrevem pedindo as referências da minha monografia para que possam complementar as suas próprias monografias. Por esse motivo, resolvi colocá-las aqui. Espero que os conteúdos ainda estejam disponíveis, pois a pesquisa foi feita em 2012/2013.

> Referências

DORIA, E. Memória do Colégio Pedro II (Centenário): 1837 – 1937. Rio de Janeiro. NUDOM – CPII, 1937.

DUDENEY, G., HOCKLY, N. How to teach English with technology.[England]: Pearson Longman, 2008. ISBN 9781405853088.

GRADDOL, D. The future of English? A guide to forecasting the popularity of the English language in the 21st century. Edição Digital.[England]:The British Council, 2000. Disponível em: <www.britishcouncil.org.> Acesso em 22 jun. 2012.

HARMER, J. The practice of English Language Teaching. 4th ed. [England]: Pearson Longman, 2007. ISBN 9781405853118.

JUCÁ, R. W. Q. A história da prática da língua inglesa no secundário brasileiro: um resgate histórico e moral. [Campinas]. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/…/_files/R7oDjz8.doc>. Acesso em: 09 fev. 2013.

LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, Apliesp,n.4, p.13-24, 1999. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br /textos/trabalhos/oensle.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2013.

OLIVEIRA, L. E. M. A história brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951). Campinas: Universidade Estadual de Campinas,1999. Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/docu ment/?code=vtls000188440>. Acesso em: 24 fev. 2013.

OLIVEIRA, R., PEREIRA, C. Governo prepara a troca de material didático por tablet. [São Paulo],2011. Disponível em: <http://www.brasileconomico.com .br/noticias/governo-prepara-a-troca-de-material-didatico-por-tablet_104402.ht ml>. Acesso em: 22 jan. 2013.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PEREIRA, P. M. A valorização de ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental público de 5ª a 8ª série. [2006?] Disponível em: <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_19415/artigo_sobre_a_valorizacao_de_ensino_de_linguas_estrangeiras_no_ensino_fundamental_publico_de_(5%C2%B0_a_8%C2%B0_serie)>. Acesso em: 9 fev. 2013.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants – A new way to look at ourselves and our kids. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com >. Acesso em: 23 jun. 2012.

______. Digital natives, digital immigrants – Do they really think differently?. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com>. Acesso em: 24 jun. 2012.

SELBACH, S. et al. Língua estrangeira e didática. Petrópolis: Vozes, 2010. ISBN 978-85-326-4031-4.

SHWARCZ, L.M. O dia em que Portugal fugiu para o Brasil. p.8. 21 nov. 2007. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/ o-dia-em-que-portugal-fugiu-para-o-brasil>. Acesso em 24 fev. 2013.

ZHAO, Y. Recent Developments in Technology and Language Learning: A literature review and meta-analysis. Set.2003. Calico Journal, Vol.21, Number 1.Disponível em:< https://calico.org/memberBrowse.php?action=article &id=279>. Acesso em: 24 jun. 2012.

    21 replies to "História da Língua Inglesa no Brasil"

    • Cláudio

      Boa tarde, poderia disponibilizar sua monografia?

    • Josecarlos Emanuel Magalhães Marins

      Boa noite, Tisbe
      Estou escrevendo minha dissertação de mestrado e gostaria de saber se você pode compartilhar sua monografia completa para eu ler.

    • Camila

      Olá, Tisbe.
      Estou escrevendo a dissertação para o Mestrado em Educação. Creio que sua monografia possa me dar um norte, pois quero abordar a história do Bilinguismo no Brasil. Pode compartilhar comigo? Obrigada.

      • Tisbe Franco

        Hi, Camila. Te respondi por email 😉

        • Camila

          Muito obrigada. Te responderei por lá. Abraços.

    • Ana Abreu

      Hiii Tisbe.

      Estou fazendo meu tcc sobre o ensino de língua inglesa através da literatura e no meu referencial menciono sobre a historia do ensino do idioma no brasil. Fazendo várias pesquisas, cheguei até aqui no seu texto que é muito interessante, e me ajudou bastante. Gostaria de ter acesso a sua monografia, até para que eu possa te referenciar adequadamente.

      aguardo sua resposta e parabéns pelo trabalho.

    • josilene

      Hi, sou Josilene, estou fazendo tcc sobre recursos metodologicos para ensino aprendizagem da lingua inglesa no 6 ano. Porém não tenho material para pesquisa. Você pode enviar algum autor para minha fundamentação teórica. Desde já agradeço.E se possível sua monografia para eu ler.

      • Tisbe Franco

        Hey Josilene, obrigada por entrar em contato. 🙂
        Pesquise os autores Jim Scrivener, Jeremy Harmer, Penny UR, Scott Thornbury e veja se algum deles pode ser útil na sua pesquisa.
        Veja também a mensagem que eu deixei para Tatiana Abreu aqui nos comentários. Espero que ajude.
        Quanto à monografia, por motivos pessoais, não a disponibilizo mais.
        Sucesso na sua pesquisa!

    • Tatiana Abreu

      Hi, Tisbe. Tudo bem? Me chamo Tatiana e estou fazendo o TCC. Primeiramente, obrigada por dividir seus conhecimentos conosco. Estou em busca de material que fale sobre a importância do ensino de língua inglesa na educação infantil. Você tem algum referência que possa compartilhar comigo? Desde já agradeço por sua atenção.

      Abraços,
      Tatiana Abreu

      • Tisbe Franco

        Hi,Tatiana! Obrigada por entrar em contato. 🙂
        Tatiana, eu não tenho experiência e conhecimento no ensino da língua inglesa para crianças e adolescentes, principalmente porque há mais de 10 anos eu dou aulas apenas para adultos. Entretanto, vou te dar duas dicas que talvez possam te ajudar.
        A primeira é o livro “Inglês é 10! O Ensino de Inglês na Educação Infantil | Autora: Lilian Itzicovitch Leventhal | Editora Disal. No final do livro tem a bibliografia e vários links que também podem te ajudar. Caso queira, me diga o seu número Whats que eu tiro uma foto e te envio (o seu número não vai ficar público, ok?).
        A outra dica é que você visite o site da Universidade de Cambridge e procure pelos exames internacionais para Young Learners (Starters, Movers e Flyers (https://www.cambridgeenglish.org/br/exams-and-tests/young-learners-english/). Nas páginas dos exames talvez você encontre materiais ou outros links com informações que possam te ajudar também.
        Hope it helps!
        Sucesso para nós!

    • Ana Célia Santiago

      Olá, Tisbe! Sou mais uma estudante de inglês elaborando o trabalho final da faculdade. Vi que este texto faz parte de sua monografia e gostaria de saber como eu poderia ter acesso a ela para poder citá-la adequadamente em meu trabalho. Aguardo seu retorno e agradeço seu empenho em nos oferecer um pouco da sua pesquisa.

      • Tisbe Franco

        Hi Ana Célia, obrigada por entrar em contato. 🙂
        Eu te enviei um e-mail e também coloquei as referências aqui no texto do blog. Eu apresentei a monografia em 2013, então, é provável que alguns conteúdos não estejam mais disponíveis na internet. Sucesso na sua pesquisa!

    • PATRICIA LOPES

      Hello Tisbe,

      Eu estou fazendo meu TCC sobre o ensino da Língua Inglesa. Você conseguiria me enviar alguns artigos, textos ou livros para a fundamentação teórica. Desde já agradeço. Um grande abraço.

      • Tisbe Franco

        Hi Patricia,
        Obrigada por entrar em contato 🙂
        Check your e-mail, ok?

    • Alanna Carolyna Moreira Penha

      Olá, me chamo Alanna e estou fazendo minha monografia sobre escolas bilíngues. Para isso cabe falar sobre a história do ensino da língua inglesa. Mas estou tendo dificuldades de encontrar materiais necessários para eu realizar a pesquisa. O seu texto foi bastante esclarecedor. Você poderia me indicar alguns textos, como artigos ou mesmo livros que eu possa de preferencia encontrar na internet. Ou de outro modo que eu consiga comprá-los pela internet também. Agradeço! E parabéns pela sua monografia!

      • Tisbe Franco

        Hi Alanna,
        Obrigada por entrar em contato 🙂
        Te enviei um e-mail, ok?

        • July Alves de Souza

          Olá Tisbe,

          Me chamo July e estou fazendo meu TCC sobre a importância da Língua Inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental e estou buscando um pouco da história da inserção do idioma no Brasil, vc consegue me encaminhar algumas referências, assim como a colega solicitou?
          Agradeço desde já e parabéns pelo seu trabalho.

          • Tisbe Franco

            Hey July,
            Obrigada pelo contato 🙂 .
            Te respondi por e-mail.

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