Hoje o assunto é completamente diferente dos assuntos que eu costumo trazer aqui para o blog do site, mas está diretamente relacionado ao estudo e prática da língua inglesa com Apps de aprendizagem de idiomas.

Muitas pessoas procuram aplicativos (os famosos Apps de aprendizagem de idiomas) para praticar o idioma inglês e a oferta desses aplicativos é enorme.

⚠ Entretanto, pessoas mal intencionadas também procuram esses aplicativos, mas não para praticar o idioma, obviamente, e sim para aplicar golpes. ⚠

Essas pessoas se chamam scammers em inglês e elas normalmente se aproximam de suas vítimas e iniciam conversas que podem acabar resultando em troca de números de telefones ou migração para o Instagram ou Facebook para que as conversas sejam mais reservadas.

Essas conversas podem eventualmente se transformar em “relacionamentos” virtuais, propostas irreais de trabalho bem remunerado em outros países, extorsão financeira mediante chantagem, aliciamento, danos psicológicos, entre outros.

Esses scammers, ou seja, esses golpistas, podem ser pessoas que agem individualmente, em grupos ou em quadrilhas muito bem estruturadas e podem estar localizados em qualquer lugar do mundo (Europa, EUA, Brasil, países do oriente médio, países árabes, etc.).

O meu intuito com esse post não é te assustar ou te desencorajar a usar Apps e praticar o seu inglês, mas sim alertá-lo(a) para que fique atento(a) às pessoas que se aproximam de você nesses aplicativos. É o famoso “confie desconfiando”.

Analise os “tipos de conversas” que surgem e como elas se desenvolvem e não entregue informações da sua vida, da sua rotina, da sua família, dos seus problemas para pessoas que você não conhece.

Não acredite em elogios e declarações feitas por quem acabou de te “conhecer” virtualmente. Não converse sobre dinheiro. Não se comova com histórias tristes que você nem sabe se são verdadeiras. Analise as conversas criticamente.

Se for possível, observe também se o inglês parece ser inglês de “tradutor” ao invés de inglês nativo. Muitas vezes o scammer nem fala o idioma que você quer praticar e por isso usa o tradutor.

Se você perceber alguma intenção diferente da prática do idioma, saia do aplicativo e o desinstale imediatamente. Bloqueie a pessoa no celular e em todas as redes sociais.

Eu vou deixar o link do canal Sobrevivendo na Turquia administrado pela Daniele Boggione (YouTube) para que você possa entender melhor como esses golpes acontecem. Em vários relatos você verá que tudo se iniciou em um App de aprendizagem de idiomas. A intenção inicial era uma: praticar o idioma, mas, em algum momento esse objetivo de perdeu ou se transformou.

Em resumo, estude e aprenda a língua inglesa porque esse conhecimento vai enriquecer a sua vida e ampliar as suas oportunidades, mas, tenha muita precaução ao utilizar aplicativos para a prática do idioma.

Aqui no blog eu tenho um post com a indicação de 5 aplicativos sérios para a aprendizagem da língua inglesa oferecidos pelo British Council. Você também pode estudar com o aplicativo BBC Learning English, oferecido pela BBC UK e praticar o seu listening e reading com os Apps BBC World Service e CNN.

Espero que essa mensagem seja útil para você e que você tenha muito sucesso nos seus estudos. 👏

E se você quiser compartilhar a sua experiência (positiva ou não) usando Apps para praticar inglês, deixe a sua mensagem nos comentários. Ela pode ajudar outras pessoas 🙂 .

Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?

Happy learning! 🌸

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.