Nesse post eu trago uma reflexão sobre as vantagens e os desafios das aulas particulares de inglês.

Eu me tornei teacher em 2000 e desde 2010 eu dou aulas personalizadas apenas para alunos adultos.

Com base nessa experiência vou apontar algumas características das aulas particulares para ajudar você a esclarecer dúvidas em relação a essa modalidade de estudo.

* Onde lê-se professor, entenda professor ou professora.

Vantagens das Aulas Particulares de Inglês

Você é o Foco: Tudo o que é feito na aula é para você. Você é o foco. A sua evolução é o foco. O professor identificará as suas dificuldades e o ajudará a superá-las.

Conteúdo: O conteúdo é adaptado às suas necessidades e é relevante para você.

Poderá haver adoção de material didático ou não e o professor vai se adaptar ao seu estilo de aprendizagem.

O curso da aula pode ser alterado se houver alguma demanda diferente por parte do aluno sem que haja prejuízo da aprendizagem.

Ambiente de Aprendizagem: Visto que as aulas serão realizadas em um local indicado por você, o ambiente de estudo será mais informal, relaxante e, provavelmente, confortável.

Ritmo das Aulas: O seu ritmo de aprendizagem é respeitado. Não há pressão para “terminar o livro”.

Feedback: Você tem informações sobre o seu progresso e seus pontos a melhorar imediatamente.

Não precisará aguardar o resultado de um teste para saber como está o seu progresso.

Quantidade e Duração das Aulas: Você pode escolher a quantidade de aulas que terá durante a semana e também a duração destas.

Independência: Você determina o ritmo dos seus estudos e se torna mais independente e responsável pela sua aprendizagem.

Exposição: Em geral, o aluno que faz aulas particulares sente-se mais a vontade para falar inglês e não fica constrangido ao cometer erros. Em outras palavras, o aluno tem mais coragem de se expor.

Deslocamento: Você indica o local das aulas (normalmente a sua casa ou o seu trabalho) e o professor vai até você.

Flexibilidade: Você pode optar por um horário que se encaixe na sua rotina. Não há necessidade de se adequar aos dias e horários disponíveis nas escolas de idiomas.

Por que você quer aprender inglês?

Desafios das Aulas Particulares de Inglês

Interação Constante: Pelo fato de as aulas serem individuais ou no máximo em duplas, a interação professor-aluno acontece em 100% do tempo.

Sem dúvida esse é um fator super positivo das aulas particulares, entretanto, essa interação exige muito mais concentração e participação do aluno do que as aulas em grupo.

O esforço mental exigido nas aulas pode ser cansativo.

Em uma aula de 1,5h o aluno, geralmente, se mantém concentrado, alguns fazem aulas de 2h seguidas sem intervalo e também mantém a concentração, mas, em alguns casos, 1h é o limite máximo do aluno.

Comparação: Em uma aula particular não é possível comparar o seu progresso em relação ao progresso de outros alunos que possuem nível semelhante de conhecimento.

Consciência: A aula individual torna o aluno mais consciente de suas dificuldades.

O desafio aqui é transformar as dificuldades em energia e motivação para continuar aprendendo, e não o contrário.

Interação Social: Nas aulas particulares não há a interação social presente nas aulas em grupo, como por exemplo, comemoração de fim de semestre, pizza após a aula, formação de grupos nas redes sociais, etc.

Personality Clash: Você pode não se adaptar ao seu professor e o seu professor pode não se adaptar a você.

Se isso ocorrer, é muito provável que você precise procurar outro tutor porque a tensão gerada por esse conflito prejudicará a aprendizagem.

Cancelamento de Aula: Esse fator depende muito da maneira como o professor trabalha, mas, em geral, o cancelamento da aula gera perda financeira.

Valor das Aulas: Visto que o professor prepara a aula, se desloca (se as aulas forem presenciais), e volta a sua atenção exclusivamente para apenas um aluno, as aulas particulares tornam-se mais caras que as aulas oferecidas pelas escolas de idiomas.

Intimidade: Nas aulas particulares a relação professor-aluno é muito próxima e, por esse motivo, é vital não perder o foco ensino- aprendizagem.

Comprometimento: Se o seu professor não estiver comprometido com a sua aprendizagem, ele poderá cancelar aulas com frequência ou interromper a prestação de serviço sem maiores explicações.

Conhecimento Técnico: Se o seu professor estiver dando aulas apenas para conseguir uma renda extra é muito provável que ele não fará cursos de atualização ou não adquirirá materiais atualizados para as aulas.

Muitas vezes, infelizmente, o “professor” é apenas uma pessoa que fez um intercâmbio e resolveu dar aulas – sem nenhum conhecimento metodológico.

Materiais Extras: Quando você tem aulas particulares você não tem acesso gratuito a livros, CDs, filmes, revistas, etc. que são disponibilizados em boas escolas. Para ter acesso a esses materiais, você terá que comprá-los.

Como você pôde conferir ao longo do texto, existem pros and cons em relação às aulas particulares de inglês.

Eu, como professora, percebo maior progresso nos alunos que fazem aulas particulares, mas, isso não significa que as aulas em grupos sejam ruins. São apenas maneiras diferentes de estudar e aprender a mesma língua.

Tudo depende do comprometimento dos alunos e professores. Quanto maior o comprometimento, melhor o resultado!

Tips!

> Aulas particulares: private classes/private lessons (não diga “particular classes“)

> Eu faço aulas de inglês.: I have English classes/lessons. (não diga: I do English classes.)

    2 replies to "Aulas Particulares de Inglês – Vantagens e Desafios"

    • Maria da Penha Silva

      Olá boa tarde. Sobre o curso de inglês você está em Vitória ES ?

      • Tisbe Franco

        Hi, Maria da Penha. As aulas de conversação em inglês são online e podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil (e do mundo!).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.