Falar inglês é um conhecimento muito solicitado no mercado de trabalho e aprender inglês rápido é o sonho de inúmeros brasileiros.
A necessidade inquestionável de aprender inglês aliada à ineficiência do ensino público na formação de alunos bilíngues alimenta a expansão do mercado de ensino da língua inglesa.
Esse mercado é responsável pelo crescimento do número de franquias de escolas de inglês, pela criação de escolas não franqueadas, pelo aumento do número de professores particulares e pelo surgimento de professores que desenvolvem seus próprios cursos e os vendem pela Internet.
Os alunos querem ou precisam de uma “fórmula mágica” para aprender inglês rápido e o mercado atende esse desejo oferecendo cursos que prometem aprendizagem avançada ou fluência em 8 semanas, 90 dias, 6 meses, 10 meses, 18 meses. You name these courses.
Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?
A promessa de aprendizagem rápida vem acompanhada de alguns argumentos de vendas muito persuasivos.
Entre eles estão:
– “não estude gramática”
– “se eu aprendi você também pode aprender”
– “o método é comprovado e garantido”
– “as escolas só querem o seu dinheiro, por isso oferecem cursos longos”,
– “a escola, os professores e os métodos de ensino são os ‘culpados’ por você não aprender inglês”
– “assista filmes sem legendas e entenda músicas em 6 meses”
– “o método x é antigo / o método y não serve’”, etc.
É também muito comum exaltar excessivamente o uso da tecnologia no ensino de inglês e vários gadgets são disponibilizados por algumas escolas. Será que eles são realmente necessários?
A tecnologia ajuda sim – ajuda muito, mas ela não substitui o seu cérebro. Ela não substitui você e a sua capacidade pensante.
Eu gostaria de alertá-lo, caro leitor e cara leitora, para as promessas de aprendizagem rápida que agradam os ouvidos e fazem os olhos brilhar, para as promessas que simplificam demais as conquistas.
O marketing vende o resultado (a fluência) e, cada vez mais, vende a ideia de que o percurso até o alcance desse resultado é curto (às vezes curtíssimo) e suave.
Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?
Se você já estudou inglês em algum momento da sua vida, você sabe que não é fácil, que não é simples, mas que é absolutamente possível.
Você sabe que sem dedicação, disciplina, comprometimento, curiosidade, paciência, vontade e autonomia, não há aprendizagem.
Fluência não é mercadoria. Fluência é uma conquista.
Aprendizagem rápida é marketing.
Watch out!