Hoje vamos conversar sobre o que você pode fazer antes, durante e depois da aula de inglês para maximizar os seus estudos.

 ANTES DA AULA

– Faça uma refeição leve antes da aula. Se você estiver com fome, ficará mais difícil se concentrar e entender o conteúdo apresentado.

– Se tiver homework para entregar, confira se já está feito e se está separado para ser entregue. O homework é uma revisitação do que foi estudado – ajuda a relembrar e fixar o conteúdo e também permite trazer dúvidas à tona. Não esqueça de esclarecer essas dúvidas com a sua professora durante a aula!

– Confira se você pegou todo o material necessário para a aula: livros, caderno, canetas, lápis, borracha e óculos, caso os use. Você pode achar esse conselho uma besteira, mas… sim…os alunos esquecem TUDO, inclusive os livros usados na aula…

– Se houver tempo, revise o que foi estudado na aula anterior. Assim você relembra conteúdos e não perde tempo e energia pensando nisso durante a aula.

Como os Erros em Inglês são Interpretados

 DURANTE A AULA

– É importante chegar na hora certa ou um pouco antes na aula. Se você se atrasar, perderá parte do conteúdo e poderá ficar “boiando” a aula toda.

– Não esqueça de colocar o seu celular no modo silencioso. Você certamente não vai perder nada “importante” se desconectando das redes sociais por menos de duas horas. Aproveite a sua aula!

– Tente deixar seus problemas pessoais e profissionais fora da sala da aula. Você não vai conseguir resolvê-los durante a aula, então, não vale a pena sacrificar o seu momento de estudo por eles.

– Ao entrar na aula, não leve apenas o seu corpo, leve a sua mente e a sua alma também. Esteja presente na aula. Participe. Aproveite. Aprenda! A aula é um momento seu, é um momento para expandir os seus conhecimentos.

– Faça quantas perguntas forem necessárias. Não se sinta envergonhado de fazer perguntas e nunca ache que as suas perguntas não são importantes. Suas perguntas são preciosas e a teacher está lá para te ajudar. (Saiba que nós, teachers, ficamos muito felizes quando os alunos participam ativamente da aula!)

– Anote tudo o que é importante para você (e revise as suas anotações quando estiver estudando em casa).

– Fale inglês SEMPRE que possível. Se você que falar ou perguntar alguma coisa, faça isso em inglês. Nunca perca NENHUMA oportunidade de falar inglês – dentro e fora da sala de aula!

– Anote a sua lição de casa. Não confie na sua memória! E também não esqueça de ler o que você anotou! Parece óbvio, né? Mas não é…

Quer aprender a ler as TRANSCRIÇÕES FONÉTICAS DAS PALAVRAS EM INGLÊS?

 APÓS A AULA (ESTUDANDO EM CASA)

– Se possível estabeleça dia e hora certos para você revisar as lições e fazer o seu homework.

– Não se esqueça de que estudar inglês é muito mais do que assistir aulas e fazer lição de casa. Leia graded readers, assista filmes em inglês com legenda, ouça audiobooks ou podcasts em inglês, acesse sites em inglês, escreva um diário em inglês. Reserve um tempo especial para essas atividades ou as inclua na sua rotina diária. Dicas de sites:  learningenglish.voanews.com , podcastsinenglish.com .

– Peça aos seus familiares para não interromper os seus estudos. Se não for possível, estude em uma biblioteca pública ou em algum lugar na sua empresa onde você possa ficar mais isolado após o almoço, antes ou depois do seu o horário de trabalho (se for permitido, of course).

– Elimine as distrações (celular, redes sociais, TV, etc.) antes de começar a estudar.

– Não esqueça de revisar as suas anotações. Revise também o que foi estudado na aula, assim como suas anotações das aulas anteriores. Isso reaviva a sua memória e permite que você use estruturas, palavras, expressões, etc. que você talvez já tenha esquecido.

– Faça o seu homework e, se necessário, faça anotações sobre as suas dúvidas e questione a sua professora (ou professor) na próxima aula. Não ignore as suas dúvidas! Se você não anotá-las, você VAI esquecê-las.

– Tenha um dicionário físico ou online por perto. Use-o para conferir o significado e a pronúncia das palavras, verbos ou expressões que você não conhece. Mas, se você compreender o significado de uma palavra nova de acordo com o contexto em que ela está inserida, confira apenas a pronúncia e siga em frente.

– Faça uma lista, uma planilha ou um caderno com palavras que você aprendeu. Você pode fazer isso escrevendo a nova palavra e o seu significado juntamente com uma frase em que essa palavra esteja contextualizada. Se possível, anote também a classe da palavra: verbo, substantivo, adjetivo, etc. Você pode usar o aplicativo ANKI (free APP) para ajudar a memorizar o vocabulário.

– Se você recebeu recomendação de atividades extras, procure fazê-las. Você vai enriquecer ainda mais o seu inglês.

– Use todo o seu material didático (livros, CDs, acessos online) e aproveite os recursos que a sua escola oferece (seja ela física ou online). Você pode ter um espaço multimídia e/ou uma excelente biblioteca à sua disposição – por que não usar?

– Leia graded readers e ouça os CDs que os acompanham. Você vai dar um up no seu vocabulário, na sua gramática, nas suas habilidades de leitura e audição e vai, consequentemente, melhorar o seu speaking, a sua pronúncia e a sua escrita.

 MUDE A SUA POSTURA

– Cultive uma atitude positiva em relação aos seus estudos – aprender deve ser motivo de alegria e não de frustração!

– Não construa barreiras entre você e a língua inglesa. Aprender uma nova língua pode não ser tão simples como gostaríamos, mas é absolutamente possível.

– Reduza a sua ansiedade. Não se aprende inglês da noite para o dia (não acredite em quem diz que isso é possível!).

– Não perca tempo e energia lamentando as dificuldades de aprender inglês. Apenas estude.

– Alinhe expectativa e realidade. Se você quer aprender inglês e está estudando, você está no caminho certo. A fluência que você deseja vai acontecer com o tempo e de acordo com o seu esforço e comprometimento.

– Tenha sempre em mente a sua motivação principal para estudar inglês: viajar, trocar de emprego, mudar de país, etc. É ela que vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.

– Perceba e valorize as suas conquistas: uma conversa inesperada em inglês, um auxilio em inglês que você solicitou ou ofereceu em um hotel ou em uma viagem, um trecho de música que você entendeu, um livro que você leu, uma ligação telefonica que você fez ou atendeu… Permita que essas pequenas conquistas o motivem ainda mais a continuar estudando!

– Nunca tenha vergonha de aprender. Toda longa jornada começa com um único passo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.